As ajudas técnicas no dia-a-dia de um Doente de Parkinson

As ajudas técnicas no dia-a-dia de um Doente de Parkinson

As ajudas técnicas são pensadas para compensar alguma limitação que impeça o realizar das actividades básicas da vida diária, de forma permanente ou temporária, de um indivíduo com a doença de Parkinson (DP).

O indivíduo com a DP beneficia de algumas ajudas técnicas que facilitam o seu quotidiano: 

Produtos para cuidados pessoais e de proteção:
– Produtos de apoio para despir e vestir (vestuário solto em vez de tecidos com pouca elasticidade; com velcro ou fitas em vez de botões ou colchetes; calçado com sola porosa e com bom apoio do tornozelo e sem atacadores);
– Produtos de protecção do corpo (camas articuladas com altura que facilite o acesso a deitar/levantar; colchões duros; colchões anti-escaras e grades de protecção);
– Produtos para auxiliar na higiene (barras de apoio para sanita, banheira, poliban e bidé; elevadores de sanita; tapetes antiderrapantes; torneiras de monocomando; cadeira/banco para banheira/poliban; tapete de borracha para banheira/poliban);
– Produtos para apoio à incontinência (fraldas; arrastadeiras; resguardos).

Produtos de apoio para a mobilidade pessoal/auxiliares de marcha**:
– Produtos para levantar e transportar (cadeiras de rodas; bengalas; canadianas; andarilhos e rampas para acesso a divisões dentro de casa e à própria casa e a locais no exterior).

Produtos de apoio para atividades domésticas:
– Produtos de apoio para comer e beber (sondas de alimentação).

Existem lojas ou empresas especializadas para a venda/aluguer das ajudas técnicas. Para adquiri-las, antes são prescritas pelo médico de família ou médico especialista, através de uma ficha onde é especificada a necessidade do utente e a respectiva ajuda técnica. 
Doentes com situação económica mais fragilizada podem pedir o financiamento para adquirir as ajudas técnicas. Na maioria dos casos, o financiamento pode ser total. Existem certos locais tais como Associações de Doentes, Bombeiros Voluntários, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, que recolhem ajudas técnicas, que já não são precisas e as entregam a quem mais necessita, de forma gratuita. 

Ana Catarina de Andrade* (2013). As ajudas técnicas no dia-a-dia de um Doente de Parkinson. Revista Parkinson, n.º31, 2013.


*Técnica Superior de Política Social