Yoga para idosos

Quais os benefícios e sugestões de posturas!

De todos os exercícios físicos, o yoga para idosos tem-se destacando como uma atividade bastante benéfica e promotora para a saúde. Esta prática proporciona auxílio em diversos tratamentos de doenças e prevenções de deficiências cognitivas e neurológicas de uma pessoa. É bom lembrar que, como toda a atividade física, antes da sua prática, é fundamental uma consulta médica, para evitar contraindicações.


O professor de yoga para idosos precisa de lidar com as condições e limitações dessa população de uma forma segura, e oferecer variações nas posturas que se tornem benéficas à saúde e não um risco.

Quais os benefícios do yoga para idosos?

Fortalecimento dos ossos e prevenção contra quedas.
Uma das doenças mais comuns na terceira idade é a osteoporose. Uma patologia degenerativa que se caracteriza por perda da densidade óssea, aumentando o risco de fraturas nos idosos. Segundo vários especialistas, a osteoporose pode até levar a fraturas espontâneas ou ainda a lesões por pequenos e simples impactos (p.e. tossir ou espirrar).
Para este quadro clínico (osteoporose), o yoga tem se mostrado como uma atividade bastante benéfica que ajuda a diminuir o risco de fraturas gradativamente. Os exercícios para essa funcionalidade são isométricos, posicionando um músculo contra o outro, o que gera um aumento da força e sustentação de peso. Em outras palavras, a prática destes exercícios tende a fortalecer mais os músculos, oferecendo mais equilíbrio e diminuindo a progressão da degeneração da densidade óssea.
Além disso, estas atividades favorecem as articulações, coordenação motora e reflexos dos membros inferiores. Como efeito, permite que o idoso tenha uma diminuição das dores crónicas, e ainda, haja uma prevenção contra quedas.
Para os idosos, as quedas podem representar uma grande limitação no dia a dia ou até mesmo acabar por serem fatais.
Por isso, a importância de se evitar esse risco é umas das prioridades nos cuidados com o idoso. Além das atividades de yoga para idosos, manter o monitoramento/vigilância 24 horas é essencial nesses casos.

Flexibilidade do corpo.
O yoga para idosos também é bastante eficiente no desenvolvimento gradual da flexibilidade. No alongamento dos músculos, aumenta a elasticidade do corpo, o que também ajuda na prevenção contra quedas.
 
Exercícios de flexibilidade com os pés e joelhos resultam numa melhor sustentação, postura e equilíbrio do corpo.
Ter flexibilidade é ainda essencial para proteger as articulações e no alívio de dores para os idosos. Para dores na coluna vertebral, por exemplo, os exercícios provocam mais conforto, fortalecem os músculos da lombar, protegem a região cervical e o pescoço. Uma coluna vertebral flexível é a garantia de uma boa mobilidade para fazer as tarefas do dia a dia.

Yoga para os olhos:
Sabia que existem exercícios para manter os olhos saudáveis? Eles ajudam a aliviar várias desordens relacionadas ao mau funcionamento da musculatura ocular – como o estrabismo, a presbiopia e visão de perto e longe.
Para ter melhorias na visão, o idoso que seja praticante de yoga precisa de ter paciência e determinação para obter um progresso considerável. E, é claro, ter um acompanhamento de um oftalmologista.

Algumas vezes durante a semana.
 – Faça a movimentação dos olhos para os lados, para cima e para baixo para estimular a musculatura ocular;
– Pisque rapidamente por 10 vezes e, depois, feche os olhos e respire;
– Esfregue as mãos até aquecerem e coloque-as sobre os olhos para relaxar essa região.

Yoga para idosos, ajuda a combater a ansiedade, stress e pressão arterial alta!
O yoga tem um forte poder sobre a circulação sanguínea e a saúde mental, contribuindo para diminuir ansiedade, stress e pressão arterial elevada.

Exercícios relacionados à meditação e respiração são eficazes para relaxar o corpo e a mente e, com isso, levar à diminuição da pressão arterial. Um estudo de Harvard mostrou que esvaziar a mente por pelo menos 15 minutos pode alterar 172 dos seus genes e abaixar a frequência cardíaca.
Lembre-se que o yoga é uma meditação em movimento! Além disso, há uma redução na produção das hormonas responsáveis pelo stress e, em contrapartida, uma maior produção das hormonas do prazer e da felicidade. Como consequência, os níveis de ansiedade baixam, evitando o risco do aparecimento de fobias ou ataques de pânico.