Os sintomas geriátricos são um conjunto de quadros ou características clínicas, originados por uma série de doenças ou patologias que surgem com maior frequência na população adulta e idosa, tais como:
– sedentarismo;
– instabilidade e quedas;
– deterioração cognitiva/problemas de memória;
– infecções recorrentes;
– desnutrição/desidratação;
– alterações visuais e auditivas;
– tremores;
– depressão e insónias;
– polimedicado;
– imunodeficiencias;
– impotencia ou alterações sexuais.
Na prática diária, é fundamental que os médicos geriatras (ou Medicina Interna) estejam atentos ao surgimento de novos sinais e sintomas que indiquem uma agudização de patologias ou então, a aparição de novos sintomas geriátricos.
Estes representam uma forte influencia negativa na qualidade de vida da pessoa. Por exemplo, o sedentarismo com origem numa fractura, pode ser responsavel pela aparição de ulceras, problemas cardiovasculares, problemas intestinais, mal estar psico-emocional e ainda, ao tomas múltiplos medicamentos, pode gerar outras complicações.
Uma boa e profunda análise de todos os sintomas, permite uma melhor abordagem multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Se você por acaso, apresenta estes sintomas ou conhece alguém que os tenha, deve incentivar a consulta de um médico geriatra.
Esteja atento!!